Incêndio junto ao Festival Andanças destruiu 422 veículos




Deflagrou esta tarde, 3 de agosto, um incêndio junto ao Festival Andanças que está a decorrer junto à barragem de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. O alerta do incêndio foi dado pelas 15:00. Não foram registados danos pessoais mas os danos materiais são muito avultados. A Proteção Civil confirmou que são 431 as viaturas danificadas, das quais 422 totalmente destruídas.
O fogo foi declarado extinto pelos bombeiros por volta das 17:00. Os bombeiros ainda se encontram no local para desenvolverem os trabalhos de rescaldo. A Câmara Municipal de Castelo de Vide enviou para o local da ocorrência meios de transporte para evacuar as pessoas da zona para algumas unidades hoteleiras e ainda garrafas de água para apoio dessas pessoas, entre as quais muitas crianças e jovens. 

António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, em declarações aos jornalistas sublinhou que a pronta resposta dos meios de combate e da organização do festival conseguiram evitar uma catástrofe e por a salvo os milhares de pessoas que participavam no evento.
O incêndio foi combatido por 180 operacionais apoiados por cerca de meia centena de viaturas de combate a incêndio e quatro meios aéreos.

O fogo começou junto a uma instalação sanitária no terreno de uma zona que serve de parque de estacionamento de apoio ao festival. Em poucos minutos as chamas estenderam-se por todo o parque de estacionamento. O espaço do Festival Andanças onde se encontram as atividades e o parque de campismo não terão sido afetados e foi pronta a reação da organização o que permitiu uma imediata evacuação ordeira dos participantes. Silvia Félix, 2º CODIS, disse que foram evacuadas entre quatro a cinco mil pessoas. As pessoas que se encontravam no festival foram rapidamente evacuadas para a zona sul da barragem.

A organização do evento pretende manter o festival até ao próximo domingo, 7 de agosto, e segundo Graça Gonçalves, coordenadora do Festival Andanças está tudo a postos para que o evento se mantenha. A mesma acrescentou que a organização tem seguro contra danos e está a desenvolver esforços para solucionar a situação.
O Festival Andanças reabriu por volta das 19:00 e já está a ser autorizado o acesso das pessoas também à zona do parque de campismo.


Pouco antes das 19 horas, a organização deixou uma pequena nota nas redes sociais onde refere que "já regressámos ao recinto e estamos todos bem. Não há feridos graves e as atividades vão retomar brevemente. Graças a uma incrível coordenação por parte dos bombeiros, GNR, proteção civil, organização, voluntários e imensa gente que se prontificou para ajudar, tudo correu de forma fluída. Muito obrigada a todos!".











(Imagens: João Manuel Costa)