Incêndio de grandes dimensões no Crato



(Clique nas imagens para as ampliar)


Deflagrou na terça-feira, 26 de julho, um incêndio de grande dimensões junto à vila do Crato.


O alerta do incêndio florestal foi dado pelas 16:50. O fogo que consumiu vários hectares de pasto e eucaliptos começou num terreno perto do Parque Aquático do Crato. O fogo deflagrou junto às habitações deixando-as em perigo, tendo vindo a ser extinto junto às rotundas do IC13. 



Viveram-se momentos de terror e pânico. O incêndio chegou a entrar na vila do Crato e ameaçou as habitações que ficam entre Flor da Rosa e o Crato. Foi neste local que o fogo passou a estrada e continuou a lavrar em área florestal.



De acordo com Paulo Antunes, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários do Crato, “pelo menos duas habitações que estavam abandonadas arderam, assim como, alguns quintais. A verdade é que foi um incêndio que colocou muitas habitações em risco chegando mesmo às portas do Crato. Quanto aos meios que se encontravam a combater o incêndio, no início, nunca são suficientes, mas à medida que o fogo ia ficando descontrolado a ajuda estava lá”.




A causa do incêndio ainda não foi apurada e a hipótese de fogo posto não foi descartada. “Não sei qual terá sido a causa. Neste momento todas as hipóteses são válidas e nada está descartado”, referiu Paulo Antunes.



O incêndio foi dado como dominado pelas 19:52. Com o cair da noite iniciou-se a fase de rescaldo que durou até ao início da tarde de hoje, 27 de julho.



No local estiveram 191 elementos apoiados por 47 viaturas de combate a incêndio e três meios aéreos. A Guarda Nacional Republicana e Proteção Civil também estiveram no local.