Semana do Festival do Crato marcada por diversas apreensões e detenções


A Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana levaram a cabo diversas operações no decorrer da semana que passou, destacando-se o patrulhamento aquando do Festival do Crato. Uma semana marcada sobretudo pela apreensão de estupefacientes.

A semana de 19 a 27 de agosto marcou a organização de mais um Festival do Crato, que já vai na sua 33ª edição. Nesse mesmo período, o Comando Territorial de Portalegre, com o apoio da Unidade de Intervenção, procedeu a uma operação de patrulha e segurança no evento, onde se registaram algumas ocorrências significativas.
De acordo com a GNR, no festival, foram detidas 10 pessoas, homens com idades compreendidas entre os 19 e os 60 anos, por tráfico de estupefacientes, detenção de arma ilegal (arma de fogo) e por condução de veículo com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l.
Durante estes nove dias de festival, foram ainda apreendidas ao todo 259 doses de diversas substâncias de estupefacientes.

Festividades à parte, também se procedeu à detenção de dois indivíduos e o registo de dois acidentes de viação, de acordo com o Comando Distrital da PSP de Portalegre, os quais foram:

Em Portalegre foi detido um homem de 29 anos pela prática de tráfico de estupefacientes. O suspeito foi intercetado na via pública em Portalegre, tendo-lhe sido apreendido cerca de 50 gramas de cannabis (100 doses). Face a esta apreensão, foi efetuada uma busca na sua residência, levando à apreensão de uma balança de precisão e de uma planta de cannabis. O detido foi sujeito a termo de identidade e residência e durante a manhã de sábado, dia 26 de agosto, foi presente à autoridade judiciária de Ponte de Sôr, acabando por ser libertado enquanto decorre a investigação.

Em Elvas um homem de 47 anos também foi detido, por Mandato de Detenção e Condução emitido pela Instância Local de Elvas do Tribunal da Comarca de Portalegre. O detido foi entregue no Estabelecimento Prisional de Elvas para cumprir a pena a que fora condenado.

Relativamente a acidentes de viação, registou-se a ocorrência de dois em Portalegre e Elvas, dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.


Por: Catarina Belinho 29 de agosto 2017