Setembro arranca com mais uma edição do EPIC


O fim-de-semana foi feito a pedalar em Portalegre. Nos dias 1, 2 e 3 de setembro decorreu o Extreme Portalegre International Challenge (EPIC), uma prova de BTT composta ao todo por 2 etapas e pelo prólogo.

De acordo com Nuno Brás, da organização do evento, o balanço destes três dias foi positivo, contado com uma boa adesão não só por parte de atletas como da população em geral. Os dias em que se registou uma maior comparência do público foi no primeiro e últimos dias.


A Serra de São Mamede foi o palco principal deste evento, rompendo fronteiras, uma vez que esta prova também levou os ciclistas a território espanhol, em Valência de Alcântara.

Apesar de Nuno Brás revelar que esta terceira edição do EPIC superou as restantes, lamentou o facto de “um evento como estes não ter tido tanto público quanto isso”, revelando que o calor e outras festas que estavam a decorrer não foram favoráveis a uma maio adesão do público ao ao evento.

A prova arrancou com o prólogo urbano, no dia 1 de setembro. Um percurso com cerca de 5 km, que se realizou em Portalegre, sendo dada a “pedalada” de partida no Jardim da Avenida da Liberdade, por volta das 19 horas.


A segunda etapa já levou os ciclistas para fora da capital de distrito. Os atletas partiram de Castelo de Vide por volta das 9 horas, num percurso de 74 km, parando apenas em Valência de Alcântara.

A edição deste ano do EPIC Portalegre terminou a 3 de setembro, com mais uma prova realizada em Portalegre. No último dia do evento os atletas partiram da Avenida da Liberdade, às 9 horas, para depois, após percorridos aproximadamente 70 km, terminarem novamente no Jardim da Avenida da Liberdade, às 13 horas.

A organização do evento também se congratulou com a qualidade dos ciclistas deste ano, acreditando que “nunca tínhamos tido espanhóis deste tipo. Ao todo foram 135 atletas que participaram no EPIC 2017. Pedro Romero foi o vencedor desta edição pelos homens e Susana Alonso.



Por: Catarina Belinho - 05 de setembro de 2017