Greve dos Médicos - Cerca de 85/90% de adesão no distrito de Portalegre


Esta quarta-feira, dia 25 de Outubro, os médicos estão a levar a cabo uma anunciada greve que abrange Lisboa e Vale do Tejo, o Alentejo, o Algarve e as Regiões Autónomas. O distrito de Portalegre, segundo o Secretário Regional do Alentejo do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Armindo Ribeiro, está com cerca de 85/90% de adesão à greve por parte dos seus profissionais.

Tanto o Hospital Dr. José Maria Grande (Portalegre), como o Hospital de Santa Luzia (Elvas) e grande parte dos Centro de Saúde, estão hoje em serviços mínimos, de acordo com esta fonte.

O Fonte Nova tentou ainda chegar ao contacto com o Ministério da Saúde, através do seu gabinete de imprensa, que não adiantou quaisquer dados sobre esta situação, remetendo esclarecimentos para daqui a uns dias.

As suas reivindicações são os turno de urgência de 12 horas por oposição aos de 18 horas que agora se verificam, a diminuição do trabalho suplementar e ainda a diminuição dos utentes por médico de família dos actuais 1900, para 1500.

A greve foi convocada pelos dois sindicatos médicos, Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional dos Médicos. No dia 8 de Novembro, será feita uma greve nacional. 

Por: Carlos Ribeiro - 25 Outubro 2017