ESSP - Alunas de Enfermagem em manhã de actividades lúdicas com os idosos de São Tiago de Urra


Na manhã de hoje, os idosos que fazem parte do Centro Social e Paroquial de São Tiago de Urra tiveram uma visita que não acontece muitas vezes: um grupo de sete alunas da ESSP, que frequentam o terceiro ano da licenciatura de Enfermagem e que lhes foram falar sobre exercício físico, incentivando-os a praticar.

Catarina Gonçalves, Catarina Fernandes, Catarina Pedro, Catarina Estrela, Daniela Olho-Azul, Inês Matos e Sara Reis, nunca esquecendo que apesar de esta ser uma actividade lúdica e com a participação muito activa dos utentes, estavam a ser avaliadas pelo docente Nuno Carrajola, numa breve apresentação, explicaram-lhes a importância do exercício para a saúde física e mental, os seus benefícios principalmente em pessoas cuja mobilidade já é mais reduzida e depois fizeram alguns jogos, naquele que foi "o momento alto" da manhã.

Os utentes, na sua esmagadora maioria idosos com algumas dificuldades de locomoção, aderiram não só à breve palestra, mas também aos jogos, que consistiram, sobretudo, no exercitar dos braços. Passaram balões uns aos outros, fizeram gestos para os seus colegas imitarem e até dançaram no último exercício!

O professor e também colaborador do Centro Social e Paroquial afirmou que "se juntou o útil ao agradável" com esta actividade prática fora da sala de aula. "Este tipo de actividades são muito importantes quer para os utentes, quer para as estudantes". Os utentes têm visitas de fora e fazem exercícios e as estudantes têm o seu primeiro contacto com a realidade dos lares e UCCs, ganhando alguma experiência ainda com o curso a decorrer", explicou.

As alunas também acharam que foi uma experiência boa, integrada na unidade curricular de "Enfermagem Comunitária" e uma aprendizagem bem conseguida para as suas futuras carreiras na área da enfermagem. Os utentes, por sua vez, fizeram questão de agradecer às jovens pelo momento passado e pedir um regresso das mesmas, num futuro próximo.

Esta actividade, depois de terminada, contou ainda com uma visita guiada às instalações do Centro Social, porque apesar de hoje ter sido num contexto escolar e de promoção de Saúde, poderá ser, um dia, o local onde irão estagiar ou trabalhar.

O Centro Social e Paroquial de São Tiago de Urra tem três valências: o lar de idosos, onde os utentes ficam até ao fim das suas vidas, uma Unidade de Cuidados Continuados de longa duração, onde ficam os utentes com menor probabilidade de recuperação, mas que ainda assim fazem o possível para se recuperar o que se pode. Por fim, há uma Unidade de Convalescença, onde estão colocados os utentes com maior probabilidade de recuperação.

Veja as fotografias aqui.

Por: Carlos Ribeiro - 03 Novembro 2017