PSP volta aos "Concertos de Palmo e Meio" (com galeria de fotos)


A PSP convidou os alunos das escolas primárias de Portalegre para uma iniciativa que ocorreu no dia 26 de Janeiro, a que chamaram "Concerto de Palmo e Meio", com a actuação da Banda Sinfónica da PSP, que veio de Lisboa até ao CAEP, juntamente com a mascote "Falco", um super-agente que faz as delícias dos mais novos enquanto lhes transmite ensinamentos.

Este concerto tencionou mostrar um “outro lado” da Polícia de Segurança Pública, um lado mais divertido, que contrasta com o lado mais autoritário, mais sério, que habitualmente são “obrigados” a manter na execução da sua profissão. Aliás, o Comandante da PSP de Portalegre, Joaquim Simão, abordou este mesmo assunto, reflectindo que este tipo de evento "passa uma imagem positiva da PSP, ao contrário do que acontecia em anos anteriores". "O polícia é uma figura que está presente na formação das crianças, dá conselhos e protege", explicou.

Num concerto muito pautado pela interacção com as crianças, a primeira parte, por assim dizer, começou com os mais pequenos a terem de adivinhar os nomes dos instrumentos que aos poucos iam sendo tirados debaixo de um lençol branco que se encontrava no meio do palco. À medida que iam acertando, os agentes iam ficando com o seu instrumento para o concerto, um a um e até ao último, cujo instrumento era a voz.

Para além deste, os outros instrumentos utilizados foram a trompa, clarinete, flauta, saxofone, contrabaixo, ainda com o uso ocasional do brinquinho – instrumento tradicional da região da Madeira – e do adufe, bem como de algumas cornetas de plástico que serviram para alguns momentos de boa disposição, arrancando sorrisos à criançada.

A primeira parte teve o Falco como principal protagonista, reforçando a ideia, nas suas histórias, da importância da cadeira para as crianças nos veículos (sempre adequada ao peso e ao tamanho da mesma), que se deve sempre sair dos carros pelo lado do passeio e ainda a importância de fechar e trancar a porta antes do automóvel se começar a mover.

Nesta sessão estiveram presentes crianças do Agrupamento de Escolas de José Régio, mais concretamente das Escolas do Atalaião e dos Assentos.

- Galeria de fotografias.
Por: Carlos Ribeiro - 29 Janeiro 2018