Batalha de Atoleiros comemora 634 anos neste fim-de-semana


A vila de Fronteira prepara-se para comemorar os 634 anos de uma das batalhas mais importantes da história de Portugal: a Batalha de Atoleiros. Como tem sido hábito, todos os anos, as comemorações têm início amanhã, sexta-feira, com a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha de Atoleiros, no local do confronto, seguindo-se um desfile das forças militares em parada na Avenida Heróis dos Atoleiros.

Pelas 21h, inicia-se a Feira Medieval, algo que também já tem sido feito em anos anteriores e onde fronteirenses e turistas podem desfrutar de encenações teatrais, espectáculos de dança, malabares de fogo e provas de tiro com arco, artesanato e gastronomia típica da região.

No sábado, dia 7, um dos principais pontos de atracção é a II Meia/Mini Maratona Atoleiros, que parte do Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros pelas 10h.

A Batalha dos Atoleiros constitui um acontecimento de extrema importância na chamada crise de 1383 a 1385, que consagrou e definiu a identidade de Portugal, como País, como povo e como nação. Esta consciência de independência nacional jamais se veio a perder, chegou aos nossos dias e certamente permanecerá no futuro.

O êxito alcançado na Batalha dos Atoleiros iniciou assim um processo notável de afirmação da nação portuguesa, sem o qual não teria sido possível nem Aljubarrota, nem mais tarde o Acordo de Paz com Castela em 1411.

História completa aqui.

Por: Carlos Ribeiro - 05 Abril 2018