Restaurante "O Abrigo" reabre com nova gerência e espaço renovado


"O sonho de muitos anos, com uma equipa feita para ganhar" - João Cortes

Um dos espaços de restauração com mais história na cidade de Portalegre volta a abrir portas! Foi inaugurado ontem, dia 26 de Abril, o restaurante "O Abrigo", situado na Rua de Elvas, no centro histórico da capital de distrito. A festa decorreu com "comes e bebes" para os convidados e no fim, foi fatiado um bolo para todos os presentes.

João Cortes, empresário portalegrense e novo proprietário do restaurante, revela que o objectivo é o de juntar "a restauração com a hotelaria", porque já no mês de Maio, no mesmo edifício, vai também abrir um novo hostel, com cerca de 26 camas, naquele que é para si, "o cumprir de sonho já com muitos anos", para além de providenciar a Portalegre mais alternativa de alojamento a quem nos visita.

"A restauração é uma área difícil e com este novo restaurante vamos tirar cinco pessoas do desemprego. Eu sou uma pessoa que não gosto muito de fazer mudanças nas equipas, porque as equipas fazem-se para ganhar, sendo que esta não será diferente, com toda a certeza", explicou.


A maior das novidades neste novo "O Abrigo" é a sala multiusos, que fica localizada onde era o bar "Dallas". Depois de profundas remodelações, João Cortes revelou-nos que o espaço tem capacidade para 60 pessoas e será um "apoio" ao tradicional espaço do restaurante. 

"Esta sala irá receber grupos maiores, festas de aniversário, de baptizados e ainda vai funcionar como espaço cultural. Vamos fazer aqui Noites de Fados, que temos a ideia de as manter mensalmente, para além de Matinés Dançantes e Momentos de Poesia", completou.

A ementa será constituída por pratos tipicamente alentejanos, com a novidade de agora também haver um menu direccionado para os trabalhadores, a um preço mais acessível e disponível à hora de almoço, também ele constituído por pratos desta região.

Quem também marcou presença foi aquele que foi o proprietário deste espaço com tradição durante os últimos 40 anos, Pedro Ranheta. Com emoção, desejou "o maior dos sucessos" a João Cortes neste seu novo projecto, referindo ainda que é um "orgulho" para si continuar a ver "O Abrigo" aberto ao público, depois de ter fechado portas em Janeiro deste ano. O restaurante estava aberto desde 3 de Março de 1978.

O investimento ronda os 40.000 euros, até ao momento. É ainda maior se juntarmos na equação as obras no hostel.

A primeira Noite de Fados será já hoje, pelas 20h, em jeito de comemoração pela re-abertura d'O Abrigo, com uma nova roupagem. Luís Capão e Dulce Vivas vão actuar, com participação especial de Lara Reia. 




Por: Carlos Ribeiro - 27 Abril 2018