Semana Académica de Portalegre arranca já no próximo sábado


O preço do bilhete geral da Semana Académica 2018 baixou significativamente e a organização apostou num novo conceito de after hours, patrocinado pela Moche.

A poucos dias do início da Semana Académica de Portalegre 2018, com a abertura oficial a acontecer às 14h do próximo sábado, 21 de Abril, dia no qual acontece a tão esperada Queima da Fitas, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) assume a vontade de fazer com que este evento seja um dos principais do panorama “festivaleiro” portalegrense e anuncia algumas novidades em relação a anos anteriores.

Vamos por partes. Numa sessão de apresentação que aconteceu no Auditório do IPP, Miguel Simões Duarte, Presidente da AAIPP, e João Casaleiro, da Agência “Do It”, explicaram o que vai mudar em relação a anos anteriores. Para já e em primeiro lugar, o preço. 

No ano passado, o bilhete geral tinha o custo de 27 euros e neste ano o bilhete chegou a custar 15 euros, em pré-venda, uma acentuada descida de 12 euros. Porém, agora o valor fixa-se nos 20 euros, ainda assim, menos 7 euros que no ano passado. Importa explicar que este passe não dá acesso ao Arraial da Cerveja, cujo bilhete é comprado em separado.

A Semana Académica vai acontecer entre os dias 21 e 26 de Abril, com os pontos altos a acontecer logo no primeiro dia, com a Queima das Fitas, o Despique/Queima do Boneco seguido da Monumental Serenata pelo Grupo Académico Serenatas de Portalegre e a subida ao palco dos Karetus, o grupo mais pedido pelos estudantes, segundo verificado através de inquéritos pela AAIPP ao longo do ano lectivo.

Quanto à programação, Miguel Simões Duarte não escondeu o orgulho de ter uma Semana Académica semelhante a outras que se fazem no país, dando mesmo o exemplo do Algarve, onde até se repetem alguns dos artistas, apesar do orçamento ser mais reduzido.

Os grandes destaques em termos musicais vão para os dias 21, 24, 25 e 26 de Abril. No primeiro, sobem ao palco, no pavilhão da NERPOR, Profjam e Kiss Kiss Bang Bang, na terça-feira aqueles que são os mais esperados pelos estudantes, os Karetus, logo seguidos de Alienn. Já na quarta-feira, é a vez da actuação do alentejano “veterano” nas várias semanas académicas por este país fora, Miguel Azevedo, antecedido das tunas do IPP. No último, o "dia do rock", será a vez dos Made In actuarem perante o público presente na NERPOR, logo seguidos do DJ Grouse.

Para além destes, a organização fez questão de apostar em artistas da região, que estão a dar os primeiros passos no mundo da música ou mesmo até já alguns anos de experiência. São os casos de Modulator, LDS Selecta ou as bandas 37th Garage e 7º Sentido, entre muitos outros.


Quando questionado sobre o facto desta Semana Académica se dividir entre vários locais, João Casaleiro aproveitou para realçar que “foi tudo feito e pensado na óptica do utilizador”.

“A nossa empresa [Do It] até tem como linha orientadora centralizar tudo no mesmo espaço, mas neste caso específico, chegámos à conclusão que seria melhor para os estudantes dividir a programação, principalmente por questões de proximidade para os estudantes. Não queremos «desculpas» para que não marquem presença, rematou.

O Arraial da Cerveja, na noite da Monumental Serenata, será no Parque de Estacionamento de São Francisco, a Garraiada Académica será na Praça de Touros do Reguengo. 

Outra das principais novidades é a parceria com a “Moche”, que vai dar origem ao “Moche Room”, no bar “Álamo”. A Moche Room é aquilo a que se convenciona chamar “after hours” da Semana Académica de Portalegre e só se irá realizar no domingo e na segunda-feira. Como explica Miguel Simões Duarte, esta iniciativa, para além de ter a mais-valia de ter a marca de telecomunicações como patrocinadora, prolonga estas duas noites até bem dentro da madrugada e procura, deste modo, não incomodar com o ruído as pessoas que também necessitam do seu merecido descanso. “A nossa liberdade termina onde começa a dos outros”, concluiu.

Em relação à Queima das Fitas, um dos momentos mais inesquecíveis na vida de qualquer estudante universitário, o Presidente da AAIPP contou-nos que estão à espera de “cerca de 2000 pessoas”, o que traz um impacto económico importante para a cidade. 

Por fim, realçar que os transportes para a NERPOR e para a Praça de Touros do Reguengo estão assegurados pela Câmara Municipal de Portalegre, com os horários disponíveis para consulta nas plataformas de comunicação da AAIPP e da Semana Académica.


Página oficial no Facebook da AAIPP

Por: Carlos Ribeiro - 17 Abril 2018