II Festival dos Sabores Mediterrânicos de Sousel arranca amanhã


O II Festival dos Sabores Mediterrânicos está aí à porta, um evento, que visa promover os produtos endógenos agro-alimentares do concelho de Sousel. Este ano, o programa propõe actividades dirigidas ao público profissional e ao público familiar. O certame irá ocorrer entre os dias 17 e 19 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel.

Dias 17 e 18 de Maio (quinta e sexta-feira), o programa é constituído por duas conferências e duas visitas a produtores do concelho com provas comentadas. A sessão de abertura do evento será conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, e pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo / Ribatejo, António Ceia da Silva. 

A Conferência deste primeiro dia é sobre “A Dieta Mediterrânica e a Internacionalização dos Produtos Regionais”. Para o efeito, o painel de oradores é constituído por Carla Carolino, em representação da CERTIS, com a comunicação “Importância da certificação para a exportação de produtos e com a introdução de alguns exemplos de certificação”; segue-se Luis Folque, pela SOVENA, que falará sobre a “Internacionalização do produto azeite sob o exemplo da SOVENA”; a Manuela Murteira, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, que irá debruçar-se sobre o “Enquadramento de Consórcio PROVERE InMotion e Alentejo Feel Nature” e, por fim, Rui Perestrelo, em representação da NERPOR, com a comunicação “Alentejo Export – apoio à Internacionalização das empresas do Alentejo”. 

A encerrar a manhã, a Câmara Municipal de Sousel proporciona aos participantes uma Degustação de Produtos do Concelho. Da parte da tarde, realizar-se-á uma visita à Adega do Mouchão, em Casa Branca, com prova comentada. 

No dia seguinte, sexta-feira 18 de maio, a Conferência será dedicada ao tema “Dieta Mediterrânica na Cozinha Alentejana: Inovação, Tradição e Turismo”. A abrir o painel, teremos Jorge Queiroz, responsável técnico da candidatura Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade à UNESCO, que virá falar-nos sobre “Dieta Mediterrânica: alimentação saudável, paisagens culturais e salvaguarda do património cultural imaterial da Humanidade”. Segue-se Marta Neto, pela Herdade do Arrepiado Velho, produtor de vinhos do Concelho de Sousel, que partilhará com os presentes como esta entidade harmoniza “Tradição, Inovação e Posicionamento nos mercados de exportação”. Por fim, Marco Cabaço da empresa BOLOTA VIVA debruçar-se-á sobre “Produção agro-alimentar inovadora com base em produtos tradicionais do Alentejo”. 

Terminada a conferência, os participantes irão assistir a um showcooking pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Da parte da tarde, a visita ao produtor será à Queijaria Monte do Ganhão, em Sousel, seguida de prova comentada no local.

Para além deste programa de âmbito profissional, o evento terá este ano um leque de actividades de frequência gratuita dirigido às crianças e famílias, no sábado, dia 19 de maio: uma Hora do Conto sobre o livro “Padaria” com a escritora Isabel Fernandes Pinto, um Workshop de Sabão de Ervas Aromáticas conduzido pelo Museu do Sabão de Belver e um Showcooking Infantil, com o Chef de Pastelaria, Francisco Pavia, que irá trabalhar o chocolate com as crianças. Ao longo da tarde haverá ainda actividades equestres, com a parceria da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão. 

O evento termina com um concerto de música tradicional alentejana, pelo grupo De Moda em Moda, do Alvito.

Por: Carlos Ribeiro - 16 Maio 2018