Livro "Contos de uma língua toda" apresentado na Casa-Museu José Régio


A Casa-Museu José Régio recebeu ontem, dia 24 de Maio, a apresentação do livro "Contos de uma Língua toda", uma colectânea de contos por seis autores diferentes, sendo um deles natural de Coimbra mas já há muito tempo em Portalegre, onde fez a sua vida e onde trabalha, dando aulas na Escola Básica José Régio: António Pascoal.

Na mesa estiveram Elsa Ligeiro, responsável pela produtora e editora "Alma Azul", à qual pertence o livro em questão, Adelaide Teixeira, Presidente do Município de Portalegre e ainda o já mencionado António Pascoal.

Na apresentação, Pascoal confessou-se um amante da "escrita genuína", que justificou como "ter fé naquilo que se escreve". "Tenho também interesse particular nas características dos contos. O que aqui vos trago, nesta antologia, é a história de um reencontro entre pai e filha, havendo ainda a invocação do avô, numa troca de papeis [o pai também se torna no filho] que pauta a história", revelou, sem querer desvendar muito sobre o conto.

Para além de António Pascoal, esta colectânea tem ainda contributos dos autores: António Damião, Edson Amaro, João Nuno Mendes, Luísa Lopes e Vanessa Martins. Um contingente com portugueses, uma moçambicana e um brasileiro.

Na apresentação, Elsa Ligeiro explicou que este livro tem como objectivo "mostrar a diversidade cultural da língua portuguesa", através de vários contos com "estéticas diferentes, mundos diferentes", mas contados numa só língua.

Na parte final, Adriano Bailadeiro, actor, leu para os presentes pequenos excertos retirados de cada um dos contos, que juntou na tentativa de formar uma sequência lógica.





Por: Carlos Ribeiro - 25 Maio 2018