NERPOR acolhe "Job Day Transfronteiriço"


A sede do NERPOR, em Portalegre, recebeu uma sessão de trabalho com o tema "Apoio e Incentivos para quem quer investir e trabalhar em Portugal ou Espanha” enquadrado no projecto Eures Transfronterizo 2018. Esta primeira iniciativa, que decorreu no dia de hoje, foi chamada de "Job Day Transfronteiriço".

Esta sessão de trabalho destina-se aos empregadores e tem dois objectivos específicos: um primeiro de fornecer informações fiscais, laborais e de apoios e incentivos sobre questões transfronteiriças, e um segundo de estabelecer uma rede de cooperação com os empregadores, de modo que as oportunidades de trabalho sejam geridas pelos serviços transfronteiriços envolvidos (SEXPE e IEFP).

Pretende-se com estas sessões divulgar informação pertinente ao nível fiscal, laboral, de apoios e incentivos aos empregadores, necessárias para se obter um compromisso destes com os serviços transfronteiriços.

O representante do SEXPE, Manuel González Boza, revelou que "quer quebrar barreiras com este projecto", referindo-se aos problemas burocráticos que quem vive num país e trabalha noutro, se depara diariamente. "Em esperamos que em 2018 o EURES se consolide e em 2019 ganha uma visibilidade ainda maior com a intervenção da União Europeia", afirmou.

No âmbito do projecto serão assinados protocolos de parceria com o SEXPE e o IEFP para a gestão das ofertas de emprego dos empregadores associados e um protocolo para a gestão dos processos de recrutamento transfronteiriço.

Para além de Rui Perestrelo, que fez a apresentação dos convidados, estiveram ainda presentes João Realinho, do IEFP e ainda Mário Pacheco - um português a trabalhar em Espanha - como representante da Fundação CRESEM.

Outro dos focos de mais atenção desta sessão de trabalho foi a apresentação de alguns casos práticos da temática em questão.


Por: Carlos Ribeiro - 10 Maio 2018