Alunos de Enfermagem (ESSP) e Biblioteca Municipal de Portalegre levam "Leitura Solidária" a crianças internadas (com fotos)
Durante os meses de Abril e Maio deste ano, decorreu no Serviço de Pediatria do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre mais uma edição do projecto "Leitura Solidária". Este projecto surge no âmbito da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, coordenada pela docente Margarida Malcata.
Esta iniciativa consistiu na preparação de estórias de literatura infanto-juvenil para serem narradas às crianças internadas no serviço supra referido do Hospital. Esta edição contou com os alunos do 3º ano/2º semestre da Licenciatura de Enfermagem, orientados por Luís Ensinas, responsável pela Biblioteca Municipal de Portalegre.
Um dos grandes objectivos da "Leitura Solidária" foi minimizar as emoções negativas emergentes do internamento destas crianças e suas famílias, facto que se concretizou pelos comportamentos e atitudes demonstradas no decorrer das sessões. Uma vez que se caracterizava por diversos âmbitos de aplicação, sempre que se verificou a inexistência de crianças internadas, o grupo de alunos deslocou-se ao infantário de S. Bartolomeu para realizarem as sessões de contos.
Foram realizadas 12 sessões de Leitura Solidária, tendo como referência as seguintes obras de literatura infanto-juvenil:
- Sonho com Asas, de Teresa Marques;
- As fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo;
- O Pintor e o Pássaro, de Max Velthniys;
- Poemas Pequeninos para Meninas e Meninos, de Luís Infante e Carla Pott:
- O Pequeno Inventor, Hyum Ruz e CHO Mi-al;
- OH!, de Josse Goffin:
- Onde Moram as Coisas, de Pedro Ferrão;
- O Ponto, Peter H. Reynoldas;
- O Escuro, de Lemony Snicket:
- Poemas da Mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares;
- Antes e Depois, de Anne-Margot Ramstein e Mathias Aregui;
- A que sabe a Lua, de Michael Grejniec.
Por: Carlos Ribeiro - 10 Maio 2018
Comentários