Câmara Municipal de Portalegre esclarece a situação da "falta de limpeza" na cidade

Foto: Facebook do Município de Portalegre

A limpeza, ou neste caso a falta dela, na cidade de Portalegre, no que à recolha de resíduos sólidos urbanos diz respeito, motivou há minutos uma reacção oficial por parte do actual executivo, liderado pela Presidente Adelaide Teixeira. Neste comunicado, a Câmara procura esclarecer os portalegrenses e dar uma resposta às críticas que têm surgido e se intensificado, relativas ao último fim-de-semana, onde muitos contentores e ilhas ecológicas da cidade se encontravam rodeadas de lixo, como podemos verificar nas fotografias que foram sendo publicadas em grupos na rede social Facebook e que o Fonte Nova compila abaixo.

No comunicado, a Câmara refere sobretudo que "a maioria das falhas existentes verificaram-se no centro histórico, sobretudo no passado fim-de-semana", justificado com "uma anormal deposição de lixo nos contentores". "(...) Muitos dos resíduos em causa não correspondiam a Lixo Doméstico mas sim restos volumosos de despejos (móveis, electrodomésticos, caixas, etc.) que, para além de ocuparem muito volume, obstruíram as entradas dos contentores enterrados, levando à ideia de os mesmos estarem cheios e originando deposições em seu redor. Foram identificados, pelo menos, dois contentores que estavam a metade da sua capacidade, mas com a entrada obstruída com lixo não-doméstico", pode ler-se.

Para além desta justificação, a CMP identificou problemas em equipamento e em recursos humanos, que, juntos, contribuíram ainda mais para a situação testemunhada por alguns portalegrenses nas fotografias abaixo.

Quanto às viaturas, duas delas, tiveram de parar devido a problemas mecânicos, levando a que uma tivesse de ser mesmo substituída por uma "seminova" e que a Câmara espera que chegue "nas próximas semanas". Em relação à outra, "teve de ser reparada de forma profunda" e está neste momento em Lisboa a fazer essa mesma reparação, com um orçamento de cerca de 15.000 euros. "Esta viatura, é a única que, pelas suas características dimensionais, circula com facilidade no centro histórico", acrescenta.

Quanto a recursos humanos, duas baixas inesperadas e incapacitantes, dificultaram ainda mais o normal funcionamento dos serviços camarários de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Por fim, a Câmara deixou ainda o ponto da situação neste momento, onde se pode ler: "Após o período crítico do fim-de-semana, em que não existiu recolha na madrugada de domingo, durante a madrugada de segunda e terça-feira foi gradualmente reposta a normalidade. Na madrugada de quarta-feira os circuitos já foram realizados de forma completamente normal.
Refere-se ainda que, no decorrer do dia de quarta-feira, se irá proceder à lavagem das tampas e cilindros de inox de forma a atenuar os efeitos provocados pela acumulação de lixo que se verificou em seu redor nos últimos dias".

A totalidade do comunicado no site da Câmara pode ser lido aqui e o comunicado no Facebook, onde explicam como é feita a gestão dos resíduos pela CMP, pode ser lido aqui




Por: Carlos Ribeiro - 13 Setembro 2017