Grupo Motard Novo Milénio comemora o seu 18º aniversário


Nas comemorações do 18º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio, Pedro Honório, Presidente do grupo, deixa a certeza de que a instituição está viva e a promessa de que tudo irá fazer para que Portalegre acolha o Dia Nacional do Motociclista.

Este ano marca também a realização da 5ª concentração de motards aquando das celebrações do 18ª aniversário do Grupo Motard, que se realizaram nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

Como já é norma, no programa também consta uma dádiva de sangue que já se realiza há 19 anos. Pedro Honório explica que "ao fundarmos o grupo, a primeira coisa que fizemos foi juntarmo-nos e fazer uma dádiva de sangue e a partir daí, todos os anos, marcamos o nosso aniversário com a dádiva de sangue". A dádiva de sangue realizou-se na manhã de sábado, coincidindo com o dia de aniversário do grupo. Ainda de acordo com Pedro Honório, foram contabilizadas 36 dádivas este ano, menos 10 do que no ano passado.

Em termos de resposta humana à iniciativa, Pedro Honório revelou que houve uma maior adesão por parte de motards na sexta-feira e na parte da tarde de sábado, com o Freestyle que mobilizou muitas pessoas. Apesar desta adesão positiva, o Presidente do grupo confessou que “gostávamos de ver mais pessoas da cidade aqui, mas até agora estamos a superar as expetativas e estamos contentes”.

Vários moto clubes de outras regiões do país e além-fronteiras também se juntaram à celebração deste aniversário e marcaram presença em Portalegre cerca de 15/20 moto clubes. Esta mobilização veio também no seguimento da presença do Grupo Motard de Portalegre em Castelo Branco, em que mais de 100 pessoas divulgaram a cidade no Dia do Motociclista e desta vez um grupo fez-se representar em Portalegre.

Pedro Honório também deixou clara a vontade de Portalegre acolher o Dia Nacional do Motociclista, revelando que o grupo está neste momento a trabalhar nesse sentido. O Presidente do grupo acredita mesmo que este será um evento importante para a cidade, uma vez que mobilizará “30, 40 ou mesmo 50 mil pessoas garantidas”.

Tal evento vai mexer com “a economia local e é nisso que nós estamos a apostar (…) e tudo faremos para conseguir trazer o Dia do Motociclista a Portalegre e para que, de uma vez por todas, as pessoas em Portalegre vejam o que é o Grupo Motard Novo Milénio”, destacou ainda Pedro Honório.

Devido à grande dimensão que é este evento, o Presidente afirma que “organizar o Dia Nacional do Motociclista em Portalegre só será possível com a ajuda de grandes parceiros e o parceiro maior terá que ser sempre a Autarquia”.

Pedro Honório mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de Portalegre acolher o Dia Nacional do Motociclista, confessando que “como qualquer clube, como Presidente de uma Associação, tenho orgulho em encher a cidade e os seus arredores com todas essas pessoas. É garantido que vêm e é para usufruírem dos hotéis, restaurantes e outros serviços que a cidade tenha para oferecer”.

Esta é já a 5ª concentração de motards realizada pelo grupo, após esta concentração não se ter realizado durante 14 anos, devido aos elevados custos que acarretam a organização de um evento como este.

Apesar das dificuldades, Pedro Honório faz um balanço positivo da edição deste ano, ressalvando que “não se faz uma concentração ou um aniversário se não tivermos apoios, quer da autarquia quer de determinadas pessoas, e foi o que tivemos”. Adiantou mesmo que “o sonho é fazer deste kartódromo, desta nossa sede, uma mais-valia para Portalegre e para quem o utiliza”.

A vontade é dar seguimento a esta iniciativa e após o balanço positivo feito pelo Presidente do Grupo Motard, já se espera uma 6ª concentração no próximo ano.

Pode consultar as fotografias do evento aqui.

Por: Catarina Belinho - 19 de setembro 2017