"Neuro CuiDar" apresentado e pronto arrancar


Arrancou hoje, de forma oficial, o projecto "Neuro CuiDar", que faz parte da Associação Agir no Tempo, uma Unidade Móvel de Cuidados na Comunidade e de Intervenção nas Demências e Doenças Neuro-degenerativas e como explica Liliana Gonçalves, Presidente da Associação, pretende "levar a terapia aos lares e ao domicílio, ter ciclos de formação para cuidadores familiares e cuidadores formais e ainda realizar acções comunitárias", com esta semana a realizarem-se já duas destas últimas.

Quanto aos custos, Liliana disse que este "é um projecto confinanciado" e por esse motivo, o custo é suportado pelo Instituto Nacional de Reabilitação. "Quanto à intervenção nos lares, fazemos um preço mais baixo, ajustado às capacidades financeiras dos mesmos, porque muitas vezes um lar não pode contratar uma equipa inteira (...) Já nos cuidados de saúde primários, o projecto tem uma actuação gratuita", adiantou.

O projecto está a ser lançado, neste momento, com uma equipa de cinco pessoas: Serviço de Psicologia, Musicoterapeuta, Fisioterapeuta a Meio Tempo, Técnica de Psicomotricidade e Prestação de Serviços.

"O problema da demência não faz só parte do Alto Alentejo, mas é uma realidade a nível mundial, (...) e aqui na região há poucas respostas a este problema que é crónico. Ainda assim vão fazendo o que podem", terminou por dizer.


Leia a notícia com mais pormenores na edição em papel do Jornal Fonte Nova de 26 de Setembro.

Por: Carlos Ribeiro - 19 Setembro 2017