Marcha Branca lembra a "importância da igualdade" em Portalegre


Numa iniciativa que partiu da CERCI Portalegre, cerca de 200 pessoas venceram o frio e marcharam em tons de branco, na manhã de hoje, por algumas das principais artérias de Portalegre, começando na Praça da República, desceram toda a Rua do Comércio, subiram a Rua Alexandre Herculano e terminaram num palco que estava montado no Jardim da Avenida da Liberdade.

O intuito desta iniciativa, segundo Conceição Bagina, era o de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas o objectivo principal era muito mais que isso. "O nosso principal objectivo é o de promover e consciencializar as pessoas para que melhor conheçam o que é isso da «diferença» e também da igualdade, ao mesmo tempo que lançamos um alerta para que se promova especialmente a última", afirmou Conceição Bagina.

Esta acção de rua, que pretendia - e conseguiu - estar junto das pessoas, uniu parceiros da CERCI Portalegre, escolas e todos aqueles que se quiserem juntar à Marcha.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se no dia 3 de Dezembro, mas porque neste ano calhou a um domingo, decidiram mover a Marcha que tinham planeada para o dia seguinte, para que conseguissem chegar a um número maior maior de pessoas e, consequentemente, apanhar mais movimento nas ruas da cidade.

Por: Carlos Ribeiro - 04 Dezembro 2017