Portalegre presente na apresentação pública do Perfil do Aluno à saída do 12º ano


“Agora todos sabemos para onde vamos, como vamos e o que se espera de nós” – Luísa Moreira

A Escola Secundária de São Lourenço, de Portalegre, participou, através de videoconferência, na manhã de hoje, na apresentação pública do Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória (12º ano). A cerimónia decorreu na sede da Fundação Champalimaud e contou com a presença de várias entidades e personalidades públicas portuguesas, bem como com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A criação do perfil do aluno e a sua homologação em 26 de Julho de 2017 representa, segundo Luísa Moreira, vice-directora da Escola Secundária de São Lourenço, um passo de gigante e o nascimento de um novo tempo.
“Agora todos sabemos para onde vamos, como vamos e o que se espera de nós”, garante, assumindo que este documento “chegou finalmente, embora com um longo atraso”.

Luísa Moreira disse ainda que não há, com a criação deste documento, um recuo no grau de exigência, antes pelo contrário, há uma aposta clara na formação do ser humano.

Com a homologação do Perfil deixou de se valorizar somente as notas alcançadas nas provas escritas e/ou orais mas sim o todo, isto é, deixou de se apostar na formação de “máquinas” para se começar a criar e a formar seres humanos, capazes de intervir, de interagir, de serem activos cidadãos. Pretende-se uma educação inclusa, com equidade e acessível a todos.

Segundo Guilherme de Oliveira Martins, coordenador do Perfil do Aluno, “A educação para todos, consagrada como primeiro objectivo mundial da UNESCO, obriga à consideração da diversidade e da complexidade como factores a ter em conta ao definir o que se pretende para a aprendizagem dos alunos à saída dos 12 anos da escolaridade obrigatória. A referência a um perfil não visa, porém, qualquer tentativa uniformizadora, mas sim criar um quadro de referência que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos activos”.

“Um perfil de base humanista significa a consideração de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais. Daí considerarmos as aprendizagens como centro do processo educativo, a inclusão como exigência, a contribuição para o desenvolvimento sustentável como desafio, já que temos de criar condições de adaptabilidade e de estabilidade, visando valorizar o saber. E a compreensão da realidade obriga a uma referência comum de rigor e atenção às diferenças” diz ainda o coordenador.

Rosado e Silva, director da Escola Secundária de São Lourenço, lembrou a necessária participação de toda a comunidade escolar, (alunos, professores, pais, encarregados de educação, funcionários administrativos e auxiliares das escolas) para a implementação do Perfil do Aluno, que passa obrigatoriamente por uma mudança de mentalidade, paradigma e disponibilidade.

Gonçalo Viegas, presidente do Conselho Geral deste estabelecimento de ensino, elogiou o documento mas lembrou que é importante repensar-se a fórmula de acesso ao ensino superior.

O Perfil do Aluno já está em vigor e o seu cumprimento está obrigado pelo Despacho 6478/2017, de 26 de Julho, constituindo-se como um documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular.

Por: Manuela Lã Branca - 15 Janeiro 2018