Incêndio em casa que esteve cedida ao Orfeão de Portalegre no Largo dos Silvérios


Apesar do aparato e do corte de trânsito, um incêndio que decorreu num edifício localizado na parte de cima da sede da Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, propriedade da Câmara Municipal de Portalegre e actualmente cedido ao Orfeão de Portalegre, foi rapidamente extinto pelos bombeiros.

Os Bombeiros ainda não avançaram a causa oficial, mas o incêndio poderá ter tido origem na lareira da Tertúlia que tem ligação com a parte de cima, através da chaminé, segundo avançaram algumas pessoas que estavam no local.

Durante cerca de 20 minutos, este foco de incêndio urbano danificou a cobertura do edifício, toda ela constituída por madeira. Aliás, de acordo com informações do Orfeão de Portalegre, aquela casa estava devoluta, tudo o que era material essencial do grupo já tinha sido movido para a nova sede, apenas lá permanecendo alguma papelada.

De acordo com o que conseguimos apurar, a casa estava mesmo com alguns problemas estruturais, em risco de ruir, tendo sido essa a principal razão pela qual o Orfeão deixou de lá realizar os seus ensaios.

Por ser hora a que muita gente está a sair dos seus locais de trabalho, a PSP fechou momentaneamente a estrada que vai desde a Corredoura até ao Rossio, de modo a facilitar o acesso dos bombeiros ao local.

O alerta foi dado às 17h22 e o incêndio ficou extinto pelas 17h45. Não se registaram quaisquer feridos.

A título de curiosidade, a nova sede do Orfeão está localizada junto à Igreja da Sé, no local onde eram os Bombeiros Voluntários.


Por: Carlos Ribeiro - 27 Fevereiro 2018