APPACDM inaugura exposição no Hospital de Portalegre com a estreia de uma peça de teatro de sombras


Para celebrar o Dia Mundial da Felicidade, que se comemora neste dia 20 de Março, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Portalegre inaugurou a sua exposição "Há muitas formas de amar" no átrio do Hospital Dr. José Maria Grande. Porém, o prato forte da manhã foi a estreia da peça de teatro de sombras "E é amar-te assim" que fez as delícias de todos os presentes.

Em entrevista, as duas maiores responsáveis pelo teatro e pela exposição, Helena Jacob e Carla Quartel, técnica de animação e técnica de reabilitação psico-motora, respectivamente, explicaram que a exposição já está feita desde o dia de São Valentim, mas que fazia todo o sentido mostrá-la por outras ocasiões e noutros locais.

"No que ao teatro diz respeito, já criámos outras peças para outras ocasiões e esta é mais uma, neste caso, feita de propósito a pensar na exposição, que tem tudo a ver com o amor e o afecto", adiantaram.

Joaquim Araújo, da Administração da Unidade Local de Saúde Norte-alentejana (ULSNA), falou aos presentes, onde sublinhou "que é sempre um prazer" para o Hospital e para os seus trabalhadores receberem iniciativas como estas.

Por sua vez, Liliana Gonçalves, Directora técnica do Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM, agradeceu a presença de todos e no lançamento da exposição lembrou que os utentes que fazem parte desta associação "demonstram as emoções de várias formas", sendo que o seu objectivo enquanto directora técnica é sempre o de trazer os seus trabalhos para a comunidade, saindo das paredes do local onde normalmente estão expostas.

Do teatro, com um tema de Luís Represas na sua base, fizeram parte seis utentes da APPACDM, estando muitos mais na audiência.

A exposição estará patente cerca de um mês, no átrio do Hospital Dr. José Maria Grande.

Abaixo pode ser visto um vídeo com um excerto do teatro de sombras e ainda a ligação para a galeria de fotos.

Galeria de fotos



Por: Carlos Ribeiro - 20 Março 2018