Câmara Municipal de Portalegre lança "MEXE-TE por uma cidade limpa!"


Em conferência de imprensa realizada ontem, na Câmara Municipal de Portalegre, alguns membros do executivo camarário, com Adelaide Teixeira e Luís Pargana (Presidente e Vereador com o pelouro do Ambiente e Saneamento Básico) à cabeça, apresentaram a nova iniciativa "MEXE-TE por uma cidade mais limpa!", que tem como principal objectivo juntar e consciencializar os portalegrenses para promover as boas práticas de convivência urbana com a colaboração de todos os cidadãos, o olhar em pormenor a cidade, o lixo que por ela existe como garrafas ou papeis e recolhe-lo.

Luís Pargana explicou a actividade, que pretende juntar o máximo número de pessoas possível no dia 24 de Março, junto à Câmara Municipal de Portalegre, por volta das 10h e, depois, partirem para uma caminhada, por grupos e em vários caminhos pré-designados.

"Serão distribuídas luvas descartáveis e sacos às equipas formadas no local, para a recolha do lixo, que serão depositados em contentores colocados de forma estratégica ao longo dos percursos delineados", completou.

A Presidente do Município acrescentou ainda que as Câmara "paga os quilos de resíduos que são recolhidos dos contentores de lixo", quando os mesmos são depositados em aterro. "Ao misturarem-se os resíduos recicláveis no lixo indiferenciado, as Câmaras pagam mais e em consequência, os munícipes também", acrescentou, apelando à reciclagem.

"Separar o lixo significa pagar menos, ao mesmo tempo que se ajuda o ambiente. (...) Custa muito pouco em todos os sentidos", terminou.

Esta é a primeira de várias iniciativas que se vão decorrer ao longo do ano 2018, por uma cidade mais limpa, aprazível tanto para quem em Portalegre vive como para quem nos visita.

A limpeza das cidades é um dos maiores problemas das sociedades actuais. Manter uma cidade limpa e ambientalmente sustentável exige um esforço da Câmara Municipal de Portalegre mas também de todos os cidadãos.

Por: Carlos Ribeiro - 09 Março 2018