Castelo de Vide e Trancoso: Uma geminação que comemora 30 anos


Foi a primeira geminação feita por municípios portugueses, data de 27 de Março de 1988 e contou com a presença do então Presidente da República, Mário Soares.

Comemorou-se ontem, o 30º aniversário da Geminação entre Castelo de Vide e Trancoso, dois municípios que distam cerca de 200 quilómetros entre si, um no Alentejo e outro na Beira Alta, mas que conseguem ter mais em comum do que aquilo que se pensa.

Em primeiro lugar, para quem nunca ouviu falar deste conceito, explicamos o que é a "Geminação".
A geminação de cidades e vilas é uma realidade na Europa de hoje, com um importante número de municípios ligados entre si através de um acordo formal de geminação. Essa parceria visa incentivar a cooperação entre as cidades e a compreensão mútua entre os seus cidadãos. É sobretudo, a oportunidade de contribuir para fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão reforçando laços históricos e culturais, assim como reconhecer um interesse mútuo no comércio, indústria e educação.

Em comum têm a forte presença judaica, o facto de serem duas vilas com muito para visitar no interior do país, com problemas semelhantes (envelhecimento da população, falta de mão-de-obra qualificada) e também oportunidades semelhantes (aumento do turismo, possibilidade de capacitarem as suas culturas e produtos endógenos). 

A comitiva de Trancoso, com Amílcar Salvador à cabeça (Presidente da Câmara Municipal) chegou por volta das 11h à vila de Castelo de Vide, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, pelo Presidente da Assembleia Municipal, André Barrigas e ainda pelo antigo Presidente da CM de Castelo de Vide, Carolino Tapadejo, ele que assinou há 30 anos atrás o protocolo de geminação com o seu homólogo - também presente na comitiva de Trancoso - Luís Sarmento.


Na cerimónia protocolar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, António Pita lembrou a importância de "continuar e respeitar" o legado que outros deixaram antes de si, invocando um provérbio judaico que diz: "Povo que desconhece a sua história, está condenado a não ter futuro".

Entre outras coisas, revelou que é visitante assíduo de Trancoso e afirmou que a cooperação entre as instituições castelo-videnses e trancosenses "estão mais fortes que nunca".

"Há cerca de dois anos, se a memória não me falha, por altura da comemoração do aniversário dos Bombeiros, os Bombeiros de Trancoso, aqui representados, ofereceram aos Bombeiros de Castelo de Vide uma nova viatura. Só este exemplo, mostra as bases e a amizade em que está construída esta geminação, ano após ano, mais forte do que nunca", completou.

Amílcar Salvador, Presidente da Câmara de Trancoso, recordou o dia em que foi assinada esta parceria, um "um dia de festa, dia de orgulho para as gentes de Trancoso". Entre alguma contextualização, realçou que é necessária a "reactivação e renovação dos laços de cooperação" entre ambas as vilas históricas do interior de Portugal, principalmente a nível da juventude, do desporto e no turismo.

"Posso não morar nesta linda terra de Castelo de Vide, mas, em Trancoso, moro naquela que é a melhor rua do mundo... a Rua Castelo de Vide!", um detalhe de boa disposição, como fim de discurso.

Luís Sarmento e Carolino Tapadejo recordaram o dia, lembraram histórias daquele dia "bonito de sol" onde se assinou o protocolo de geminação, um de uma forma mais poética, outro de uma forma mais "tradicional" de contador de histórias, se lhe podermos chamar assim, e fizeram votos para que no futuro esta parceria continue, para benefício de Castelo de Vide e de Trancoso.

Da parte da tarde, a comitiva de Trancoso visitou a Sinagoga Medieval, a Casa da Inquisição, a Oficina do Mestre Carolino Tapadejo, o Centro de Interpretação Garcia de Orta e por fim a Casa Jardim Ventura Porfírio, com degustação de produtos regionais.

No final da cerimónia protocolar, houve troca de presentes entre os municípios mas também houve uma curiosidade, que não deixou ninguém da sala indiferente. Marcou presença uma criança que fez anos precisamente no dia da geminação e que é filho de um cidadão de Trancoso e de uma cidadã de Castelo de Vide. Esta "feliz" coincidência levou a que os parabéns que todos cantaram no fim, em uníssono, tivesse dois receptores: uma adulta geminação e uma criança com raízes familiares em ambos os lados.

Fotogaleria

Trancoso




Trancoso é uma cidade pertencente ao distrito da Guarda (Beira Alta) com cerca de 3 420 habitantes (2011), situada num planalto em que o ponto mais alto tem 939m de altitude. Trancoso desenvolveu-se em torno do seu castelo, fundado nos sécs. VIII-IX. 

Ao longo de toda a Idade Média, foi um lugar estratégico-militar extremamente importante, instalado numa região de fronteira instável, onde ocorreram vários conflitos e batalhas, primeiro entre cristãos e muçulmanos e, mais tarde, entre Portugal e os reinos vizinhos.

Por: Carlos Ribeiro - 28 Março 2018