Feira de Doçaria Conventual e Tradicional vai tornar Portalegre na "capital mais doce do país"


A frase pertence à Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, mas, certamente, é sublinhada por qualquer um dos membros do executivo municipal camarário. Portalegre vai-se transformar na "capital mais doce do país" nos dias 13, 14 e 15 de Abril, quando a 18º Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre estiver aberta ao público, no Mosteiro de São Bernardo.

Em conferência de imprensa realizada hoje nas instalações da Câmara Municipal, Adelaide Teixeira destacou as principais novidades, que se prendem, sobretudo, com a "Mostra de Xícaras", com peças cedidas pelo Museu Municipal de Portalegre e pelo Solar das Avencas, bem como a apresentação do livro "Doçaria Portuguesa - Sul", de Cristina Castro, com prefácio de Maria de Lourdes Modesto.

O Mosteiro de São Bernardo vai receber cerca de 40 doceiros a nível nacional e ainda de Espanha, num dos eventos que mais impulsiona o nome de Portalegre por todo o país e no estrangeiro. Ana Soeiro, Presidente da Qualifica OriGIn Portugal, realça que esta é a "única feira de doçaria qualificada do país", adiantando ainda que não expõe nesta feira os seus produtos quem quer, mas quem é seleccionado para o fazer. "Os produtos são seleccionados por mim e têm de reunir as condições perfeitas para fazerem parte do certame", explicou.


A programação desta XVIII Feira de Doçaria vai promover os conhecidos "Rebuçados de Ovos", a boleima de Portalegre ou o Bolo Finto, para citar alguns.

Para os mais pequenos irá realizar-se o "Atelier Mãos na Massa", com o objectivo de os fazer "explorar o mundo dos sentidos" ao mesmo tempo que são sensibilizados para a importância do património cultural e gastronómico local.

Em termos de animação e música, a Feira irá receber mais uma edição do programa da TVI, "Somos Portugal", a partir das 14h e até às 20h do dia 15 de Abril, domingo. Também as mais variadas associações culturais de Portalegre vão fazer parte desta festa. Durante os três dias, vamos poder ver o CAEPVoices, o Grupo de Cantares Cantalagoa, a Sociedade Musical Euterpe, o Coro Infantil dos Assentos e actuações do Teatro do Convento.

Outro dos pontos altos da Feira são os concursos de doçaria e licores, pela mão da Confraria Gastronómica do Norte Alentejano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, da Natur-al-carnes e da Qualifica OriGIn Portugal.

A Presidente do Município de Portalegre ainda referiu que o investimento para o certame ronda os 25.000 euros e que os dados que a Câmara tem recolhido apontam para um aumento do público nos últimos anos, com a expectativa de que este ano "aumente ainda mais". 

Na reunião estiveram presentes, para além dos nomes já citados, os vereadores Nuno Cardoso, Luís Pargana e Armando Varela, bem como o Tenente Coronel Ribeiro Ramos, da GNR.


Por: Carlos Ribeiro - 28 Março 2018