Encarregados de educação protestam em frente à Escola Básica Integrada da Portagem contra a mudança de alguns alunos para a Escola de Santo António das Areias


Alguns encarregados de educação de crianças que andam na Escola Básica Integrada da Ammaia, na Portagem, fizeram ontem um protesto, à porta da escola, contra a mudança das crianças de 1º Ciclo para a Escola Básica Integrada Dr. Manuel Magro Machado, em Santo António das Areias.

Ilda Marques, uma das encarregadas de educação, queixa-se de que os pais "não foram ouvidos" neste processo e considera ainda que o "1º Ciclo é a última coisa a fechar numa terra".

Em declarações ao Fonte Nova, o director da Escola, José Pires Gonçalves, disse que os pais "se estão a precipitar porque ainda nada está decidido". "É verdade que existe uma proposta de ampliação da escola com obras feitas e comparticipadas, em parte, pela Câmara Municipal de Marvão, mas até agora é apenas isso mesmo: uma proposta. Carece, obviamente, de análise e posterior aprovação ou não. Ainda está tudo em aberto", explicou.

Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, explicou que esta proposta, a de ampliação da escola, foi levada a Direcção Regional de Educação e que o objectivo "não é fazer um mega centro educativo na Portagem", mas sim melhorar as condições oferecidas aos alunos, professores e demais funcionários, numa perspectiva de "pensar a longo-prazo e salvaguardar o futuro dos marvanenses".


Quanto à manifestação, Luís Vitorino justificou-a com o facto de a Associação de Pais ser uma associação "extremamente politizada", sendo que essas questões "em nada colaboram para o esclarecimento das pessoas, apenas para o seu intoxicamento", nas palavras.

O momento escolhido para esta manifestação foi alguns minutos antes da reunião de Conselho Geral, que ia acontecer na escola e que ia servir para que se analisassem esta e outras propostas que pudesse haver. José Pires Gonçalves garantiu ainda que não seria nesta reunião que iriam acontecer aprovações ou reprovações de propostas, apenas análise.

Por: Carlos Ribeiro - 23 Março 2018