Avis, Crato e Marvão recebem festival "Guitarras ao Alto"


Entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho, o Alentejo será palco de mais uma edição do "Guitarras ao Alto", um festival português que reúne, todos os anos, duplas de alguns dos melhores guitarristas nacionais, que se unem para proporcionar concertos inéditos em locais originais e emblemáticos da região. Nesta 4ª edição, Avis, Crato e Marvão (Beirã) irão acolher concertos deste festival. Francisca Cortesão e Mariana Ricardo são as artistas convidadas.

O primeiro concelho será Avis, no dia 31 de Maio, no Claustro do Convento de São Bento de Avis. Segue-se a freguesia da Beirã, concelho de Marvão, no dia 1 de Junho, na Antiga Estação de Comboios da Beirã. Por último e no derradeiro dia do "Guitarras ao Alto", 3 de Junho, será a vez da Pousada de Flor da Rosa (Crato) receber a dupla feminina de guitarristas.

O vinho, a gastronomia, a paisagem e o património alentejano são o pano de fundo para este festival de primavera que tem por objectivo levar a música e o entretenimento ao interior do país.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda no site oficial do festival, que pode ser acedido aqui.

Para além dos locais no distrito de Portalegre, as outras duas datas serão em Estremoz (30 de Maio) e Redondo (2 de Junho).

As artistas

Francisca Cortesão nasceu no Porto em 1983, mas vive actualmente em Lisboa. Cantora, compositora e multi-instrumentista, desde 2006 que tem em Minta & The Brook Trout o seu principal projecto. A banda editou o terceiro longa-duração, Slow, em 2016.

Igualmente co-fundadora dos They’re Heading West, entre as suas colaborações passadas e presentes contam-se ainda concertos e gravações de Walter Benjamin, B Fachada, David Fonseca, Márcia, Sérgio Godinho, Tape Junk, Bruno Pernadas e Lena D’Água, onde participa sobretudo com vozes e guitarras. Em 2018, foi convidada a compor para o Festival da Canção.

Mariana Ricardo nasceu em 1980 em Lisboa, onde vive e trabalha. Divide-se entre a música independente e o cinema. Iniciou a actividade musical em 1994, participando em diversos projectos musicais, com destaque para Pinhead Society e München.

Compôs e interpretou as bandas sonoras dos filmes “Xavier” (2002) e “Quatro Copas” (2007) de Manuel Mozos e de “A Cara que Mereces” de Miguel Gomes (2004). Em 2008 assinou a pesquisa e direcção Musical do filme “Aquele Querido Mês de Agosto” de Miguel Gomes. Como integrante do colectivo musical München assinou, entre outras, a banda sonora dos filmes “Je flotterai sans envie” (2009) de Frank Beauvais e “A Espada e a Rosa” (2010) de João Nicolau.

Trabalha como argumentista desde 2005, coassinando os argumentos dos filmes “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008, Miguel Gomes), "A Espada e a Rosa" (2010, João Nicolau) , "Tabu" (2012, Miguel Gomes), “As Mil e Uma Noites” (2015, Miguel Gomes) e John From (2015, João Nicolau).

Actualmente integra as bandas They’re Heading West, The Secret Museum of Mankind, Silence is a Boy e Minta & The Brook Trout.

Por: Carlos Ribeiro - 21 Maio 2018