Vinho "Portalegre DOC Tinto 2015" arrecada medalha de ouro para Portugal


O Vinho Tinto Portalegre 2015, da Adega de Portalegre, recebeu a mais alta das distinções entre 9.180 vinhos.

A  Adega de Portalegre trouxe para Portugal a Grande Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles, com o vinho "Portalegre DOC Tinto 2015". Esta competição realizou-se entre os dias 11 e 13 de maio em Pequim, sendo que a Adega de Portalegre recebeu desta forma a mais alta distinção entre um total de 9.180 vinhos.

O Portalegre DOC Tinto 2015 é produzido a partir das melhores uvas de pequenas vinhas com mais de 70 anos espalhadas pelo Parque da Serra de São Mamede, com castas como Grand Noir, Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Castelão. "Este vinho revela toda a excentricidade do terroir, sendo um verdadeiro Símbolo de Portalegre. As notas de prova deste vinho têm um nariz profundo com aromas de cereja, chocolate preto, pimenta preta e esteva, com um paladar final longo e achocolatado com notas de terra e vegetais, dando um toque fresco", pode ler-se em comunicado.

Os últimos 20 anos do Councours Mondial de Bruxelles permitiram que o concurso se tornasse numa referência em matéria de competições internacionais de vinhos, tendo como principal ambição oferecer aos consumidores a garantia de distinguir vinhos de qualidade, verdadeiros prazeres de consumo e degustação, provenientes dos quatro cantos do mundo e dentro de todas as gamas de preço. Em 2018, Portugal garantiu 323 medalhas,  17 de Grande Medalha de Ouro.

Sobre a Adega de Portalegre...

A Adega de Portalegre foi fundada em 1954 por viticultores da região do Parque Natural da Serra de São Mamede e, desde o início, distingue-se pela qualidade e originalidade dos seus vinhos, sendo que a grande diferenciação é a utilização de uvas de vinhas com mais de 70 anos, que se encontram a uma altitude entre os 600 e 700 metros, assim como a manutenção ancestral do vinho. Com apogeu na década de 90, o Adega de Portalegre aparece agora revigorado e pronto para demonstrar a sua importância novamente na rota vinícola portuguesa, revitalizando, desta forma, a marca e a região.

Por: Carlos Ribeiro - 29 Maio 2018