Secretária de Estado Adjunta da Educação visita escolas de Portalegre


Uma “discriminação positiva”, na medida em que o Interior deve ter um tratamento que permita “trazer pessoas para o Interior e para manter as que cá estão”, foi a grande ideia defendida por Alexandra Leitão, Secretária de Estado Adjunta da Educação. De visita às Escolas do distrito de Portalegre, mais concretamente à EB Cristóvão Falcão e ao Agrupamento do Bonfim e José Régio, a Secretária de Estado inaugurou ontem, dia 14, o arranque do ano lectivo 2017/2018.

Alexandra Leitão mostrou-se agradada com a escola e com o corpo docente que a compõe, relembrado que “é importante que os membros do Governo na área do Ministério da Educação venham ao terreno, ver as escolas e falar com as pessoas”. 

Acredita mesmo que, devido à demografia e desenvolvimento desiguais entre o Interior e o Litoral, a educação tem um papel muito importante no desenvolvimento do Interior. Por essa mesma razão defende que “é muito importante que as escolas do Interior, tal como os serviços públicos em geral do Interior, possam ter uma discriminação positiva”, de forma a potenciar a região e atrair pessoas.
Apesar das muitas preocupações demonstradas pelas instituições escolares no arranque dos anos lectivos, Alexandra Leitão deixou a certeza de que nada é tão bom como o contacto directo. “Se as pessoas estiverem bem, se estiverem bem colocadas, se estiverem satisfeitas, conseguirão também trabalhar melhor e os alunos estão melhor, tudo está melhor”, ressalvou.

A visita ao Agrupamento do Bonfim pautou-se por dar a conhecer à Secretária de Estado a Associação de Estudantes da escola, assim como a biblioteca e a sala dos professores, o espaço envolvente da escola e o seu espólio, uma paragem que deixou Alexandra Leitão fascinada com o número de livros antigos que aí estão guardados. 

Já no Agrupamento de Escolas José Régio, foi brindada com um momento musical de João Francisco no acordeão e por um momento de leitura, de poesia, de uma estudante natural da Serra Leoa, de seu nome Mariama. Foram feitas visitas à sala de ensino especial, onde uma pequena turma tocou músicas tradicionais para a Secretária de Estado e ainda a uma sala, onde por fim o corpo docente se reuniu, de forma privada, com Alexandra Leitão.

Esta é uma iniciativa que Alexandra Leitão referiu como sendo recorrente, uma vez que afirmou que “no Ministério da Educação gostamos de pontuar o início do ano lectivo com a presença em escolas”, lamentando também não ser possível estar presente nos 811 agrupamentos. No entanto acredita que até ao fim do mandato tal será possível.

Veja a galeria de fotografias aqui.

Por: Carlos Ribeiro e Catarina Belinho - 15 Setembro 2017