Situação "anormal" com vários incêndios no distrito de Portalegre num só dia e em pleno Inverno


Um número elevado de incêndios rurais ou agrícolas atingiram hoje, dia 23 de Fevereiro, o distrito de Portalegre, um acontecimento algo invulgar para esta altura do ano. Cerca de 13 ocorrências (até ao momento que este texto estava a ser escrito) nos concelhos de Portalegre, Elvas, Arronches, Crato, Campo Maior, Marvão, Nisa, Gavião e Ponte de Sor fizeram deste dia um dos mais trabalhosos do ano para os bombeiros.

O Fonte Nova tentou entrar em contacto com o CDOS de Portalegre, mais concretamente, com o seu Comandante, Rui Conchinha, sem sucesso. Porém, em declarações à Rádio Portalegre, o comandante afirmou que considera esta situação "anormal" para esta altura do ano, devido às temperaturas médias que se registam, associada à baixa humidade.

Os casos mais preocupantes, até por volta das 17h, foram os os incêndios rurais em Margem, Vale da Madeira (concelho de Gavião) que tem 38 operacionais, apoiados por nove meios terrestres e um meio aéreo no terreno e o incêndio de Colmeias, Montargil (concelho de Ponte de Sor), que tem oito operacionais, apoiados por três veículos no combate às chamas. Ambas as ocorrências já estão em fase de resolução.

De acordo com informações que pudemos recolher, algumas destas 13 ocorrências foram extintas de imediato, apesar de algumas pessoas terem feito o alerta para a central do CDOS. Dois incêndios em Fortios (Mata) e um em Arronches (Assunção), mais concretamente.

Durante o dia e já em fase de conclusão, aconteceu um incêndio junto à Quinta da Saúde, em Salão Frio, Portalegre, que levou ao seu combate 16 operacionais, acompanhados por três meios terrestres e um meio aéreo. O incêndio em Abegões (Marvão) e em Aldeia da Mata (Crato) levaram ao seu combate 22 operacionais acompanhados por oito meios terrestres e sete operacionais apoiados por dois veículos, respectivamente.

Para além disto, Rui Conchinha acrescentou ainda que "a maioria ou quase a totalidade" destas ocorrências se registam depois de queimadas ou queimas de sobrantes se terem descontrolado.

Mapa das ocorrências


Por: Carlos Ribeiro - 23 Fevereiro 2018