Direcção Regional do PCP de Portalegre unida com os Municípios de Avis e Monforte na defesa da água pública


A Direcção Regional do PCP de Portalegre, em uníssono com os Municípios de Monforte e Avis, representadas por Gonçalo Lagem (Presidente da Câmara Municipal de Monforte) e Inês Fonseca (Vereadora da Câmara Municipal de Avis) respectivamente, mostrou-se contra a privatização da gestão da água, insistindo que a mesma deve continuar a ser gerida por entidades públicas.

Na semana que se comemora o Dia Mundial da Água, Fernando Carmosino, membro da Direcção Regional do PCP, criticou o facto dos sucessivos governos do PS, PSD e CDS quererem levar o sector da gestão da água para o controlo de privados, dando mesmo exemplos de duas Câmaras do distrito, Campo Maior e Elvas, governadas pelo PS, que já enveredaram por este caminho, na sua opinião, errado. "Veja-se onde nos levaram as privatizações dos CTT, da EDP, etc. (...) Esta área é de grande interesse para grandes empresas, pois a nível nacional movimenta mais de 2 mil milhões de euros anualmente", apontou.

Foi ainda muito criticada a "contradição do governo", que segundo os intervenientes "faz da sua propaganda a questão da descentralização", ao contrário do sector das águas onde pretendem uma "concentração".

Como já mencionámos, os eleitos para as Câmaras, Assembleias e Juntas de Freguesia de Avis e Monforte, defenderam a manutenção da gestão da água no domínio público, lembrando "que outros países já fizeram isso e agora querem reverter o processo".

Como última nota, também a tão ambicionada construção da Barragem do Pisão foi mencionada. Na sequência da apresentação e aprovação por unanimidade na Assembleia da República pelo PCP, da Resolução que recomenda a inclusão do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), nas prioridades de Investimento em Regadio, exigiram a "inclusão na proposta de Orçamento de Estado para 2019, para a concretização de tão importante empreendimento para a região".

Por: Carlos Ribeiro - 21 Março 2018