Greve dos enfermeiros - Serviços mínimos garantidos nas Urgências e consultas a funcionar em pleno


Hoje, dia 22 de Março, é o primeiro de dois dias de greve nacional dos enfermeiros, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). De acordo com fonte oficial da Unidade Local de Saúde Norte-alentejana (ULSNA), no Hospital Dr. José Maria Grande a greve está a afectar Urgências, onde estão garantidos os serviços mínimos e no Bloco Operatório apenas está a funcionar a sala de operações urgentes. As consultas externas decorreram na normalidade e o Centro de Saúde de Portalegre, também está a trabalhar com normalidade em todas as Unidades de Saúde Familiares.

Em comunicado, a direcção do SEP justifica esta paralisação nacional colocando a "admissão de mais enfermeiros" no topo das exigências, seguido do "pagamento da totalidade das horas extraordinárias em divida".

Em comunicado, enviado às redacções, pode ler-se:

"É inadmissível que o Governo não autorize a admissão destes profissionais “atirando” a maioria dos hospitais para situações de pré-ruptura que apenas vão ultrapassando com o recurso sistemático a trabalho extraordinário, diminuição do número de enfermeiros nas equipas e por turno, encerrando serviços, etc.

O mesmo governo que assumiu o compromisso de pagar todo o trabalho extraordinário em divida até Dezembro de 2017 e não cumpriu, é o mesmo governo que, não autorizando a admissão de mais enfermeiros, potencia que os valores em divida aumentem.

O desperdício de dinheiros públicos que decorre desta opção governativa e quando sistematicamente é afirmado que os recursos são limitados, é lamentável". 


Pelo final da tarde, contamos ter esta notícia actualizada com os dados do SEP em Portalegre.

Por: Carlos Ribeiro - 22 Março 2018