Dia da Cidade - Câmara Municipal de Portalegre homenageia cidadãos com medalhas de mérito


A Câmara Municipal de Portalegre realizou hoje - como já vem sendo hábito todos os anos - uma sessão solene no Centro de Congressos, comemorativa do "Dia da Cidade", 468 anos depois da elevação de Portalegre a cidade. O principal ponto de destaque residiu nas distinções honoríficas atribuídas a pessoas, individuais ou colectivas, que tenham tido um papel de relevância nesta cidade na capital de distrito do Alto Alentejo.

Estas "Medalhas de Mérito Municipal", que podem ser de prata ou de ouro, foram atribuídas às seguintes personalidades/instituições:

Prata

- Associação de Jovens dos Fortios - Forvijovem
- Grupo Desportivo dos Fortios
- Associação Juventude Carreirense 
- João da Conceição Tavares Saldanha 
- Altino Valério Baptista 
- Maria Teresa Correia Marchão Tavares 

Ouro

- Júlio Almeida Pires
- Mário Silva Freire
- Maria Helena Freire
- Rui Cardoso Martins
- Manuel Domingos Mendes Chagas
- João Miguel Tavares
- Exército Português
- Jorge da Conceição Feliciano Arranhado, a título póstumo.
- Bruno Miguel Santos Paixão
- Luís Duarte Casaca Semedo
- António Joaquim André Tavares de Oliveira
- João Hermínio Henriques Janeiro

- Vera Alexandra Narciso Caixeiro

No seu discurso protocolar, Luís Moreira Testa, Presidente da Assembleia Municipal, focou o seu discurso no futuro da cidade e elogiou as festas da cidade, na sua opinião, "muito importantes para tratar o espírito e a alma de todos os portalegrenses", elevando-nos o ego. Para além disto, elogiou ainda a iniciativa da entrega de medalhas de mérito, mas lembrou que "também preciso homenagear todos aqueles que muito fazem" pela cidade de Portalegre, pessoas anónimas, sem tanto reconhecimento público, assumindo-se como "o seu interprete", através da emoção e do uso da palavra. "Só se é possível fazerem festas se continuarmos a agir como uma verdadeira comunidade", terminou por dizer.


Por sua vez, Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal, vincou desde cedo que "a nossa história ainda não está acabada, muito longe disso", mencionou o facto de Portalegre já não ser "um mero ponto de passagem", para quem nos visita.

"É imperativo reverter a tendência de desertificação no Alto e Baixo Alentejo. (...) Em Portalegre, destaco o trabalho e o investimento que a Câmara Municipal tem feito na cultura, um investimento forte e credível. Queremos colocar Portalegre como a capital nacional do desporto de aventura", explicou.

A Presidente indicou ainda que está para breve uma reabilitação da Rua do Comércio, do edifício onde estava sediada a Câmara Municipal de Portalegre (perto da Igreja da Sé) e ainda do Museu da Tapeçaria Guy Fino, bem como continuará a aposta na melhoria das acessibilidades ao concelho, designadamente na requalificação da rede viária.

Por último mas não menos importante, Adelaide Teixeira não esqueceu que a Câmara vai continuar a lutar "pelo novo Centro de Formação de Praças da GNR". "Estamos a reassumir o compromisso de continuar a trabalhar para transformar esta, numa cidade de excelentes oportunidades", finalizou.


Estiveram presentes todos o recentemente apontado Vice-Presidente, João Nuno Cardoso, todos os vereadores com pelouros e ainda uma presença muito especial, com direito até a discurso: o ex-Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, demonstrando as boas relações que Portugal (e Portalegre) têm com o país africano. Relembrar que Portalegre tem um protocolo de geminação com Mindelo, em Cabo Verde.

Depois dos discursos, o ambiente ficou mais informal e o Desfile das Maias concentrou-se no Centro de Congressos, num desfile que terminou com a entrega de diplomas às crianças participantes. A este momento seguiu-se um breve concerto do Coro Infantil dos Assentos.

A sessão começou com um momento musical que ficou a cabo do Grupo Coral da Delegação de Portalegre da Associação de Solidariedade Social dos Professores.

O dia vai encerrar com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército Português, às 21h30 e com um espectáculo de pirotecnia às 00h.


Por: Carlos Ribeiro - 23 Maio 2018